Algumas pessoas acreditam que ir ao psicólogo é como se fosse uma mágica e de um momento para o outro a vida melhora as coisas se modificam ela se torna mais confiante e resolve todos os problemas sem ter que fazer nenhum tipo de esforço.
Isso parece mágica o que não é o que ocorre na Psicologia que é uma ciência e que tem por objetivo ajudar na transformação que a pessoa precisa fazer em alguns as sua vida, e seu modo de comportar-se, em suas atitudes e até mesmo nas suas crenças limitantes.
Mas é um processo que leva algum tempo e que exige o comprometimento e esforço tanto do paciente quanto do terapeuta. Não vai acreditar que o psicoterapeuta vai como um passe de mágica fazer desaparecer todos os seus problemas sem que a pessoa passe pelo processo de transformação, ressignificação e aceitação para quê daí ela tenha clareza de todas as coisas envolvidas do presente passado que a fizeram chegar neste momento ponto ficar procurando atalhos e o caminho mais fácil sendo ele através de medicações ou outras muletas não vai resolver o seu problema.
Sabemos que o tratamento medicamentoso aliado a terapia promove um grande benefício para o paciente, mas tomar só a medicação sem fazer as mudanças necessárias não vai resolver o seu problema. Podemos fazer uma analogia com um problema dentario….um canal que precisa ser feito, a pessoa tem uma infecção e uma inflamação acompanhada de dor o dentista prescreve um antibiótico é um analgésico ou anti-inflamatório com recomendação de que assim que os sintomas melhorarem o paciente volte para fazer o tratamento de canal.
Caso a pessoa não retorne ao dentista após melhorar da dor e da inflamação o problema não estará resolvido pois o tratamento de canal não foi feito e logo pois sintomas voltaram e a pessoa poderá até perder aquele dente assim é no tratamento psicoterapêutico a pessoa precisa passar pelo processo e se empenhar em sua própria cura com auxílio do profissional da Psicologia.